Projeto X1

Percebemos que Brasília estava carente de eventos que promovessem e reunissem fãs dos animes e mangás. Grandes e tradicionais eventos da cidade redirecionaram seu foco para Youtubers e seus fandoms, um fenômeno que tomou conta de parte da atual geração, e acabaram deixando de lado ou muito em segundo plano uma boa parcela do público que queria consumir conteúdos e atividades das suas séries, animações e franquias favoritas. Desse modo, decidimos elaborar um projeto que pudesse ser moderno e atual ao mesmo tempo que abrigasse um público que não se sentia mais representado nos eventos de cultura pop locais.

Assim, nasceu o X1. O nome é uma forma fonética de descrever a palavra japonesa シーズン (Shīzun), que significa “estação do ano”. A proposta do projeto é de ser um evento recorrente, com quatro edições anuais, um a cada nova estação do ano. Por isso, cada evento tem como subtítulo o kanji da estação vigente, sendo 春 (Haru / Primavera), 夏 (Natsu / Verão), 秋 (Aki / Outono) e 冬 (Fuyu / Inverno).

A primeira edição aconteceu em outubro de 2016, no Auditório JK do SESC 913 Sul (Brasília/DF), em formato piloto como limite de público e visando sentir a recepção do projeto, que não podia ter sido melhor. Os ingressos estavam esgotados logo nas primeiras horas – tivemos de realizar um rodízio dentre as pessoas que saiam e as que estavam na fila de espera – e ao final contabilizamos aproximadamente 400 pessoas que passaram pelo evento ao longo do dia, o dobro da expectativa inicial para o teste. Além disso, na semana seguinte tivemos 100% de feedback positivo nas redes sociais e muitos pedidos para continuidade do projeto.

No atual momento, estamos próximos de fechar o primeiro ciclo com o X1 Fuyu, programado para o dia 8 de outubro de 2017. Nele, temos como objetivo principal o de promover todo universo dos animes e mangás na cidade, reunindo fãs dessa arte japonesa e movimentando o mercado local. No entanto, teremos também espaço para culturas irmãs, como a dos games, quadrinhos, filmes e seriados centrados no tema geek, e claro, o cosplay.

Bazar Central Cosplay

Quem faz cosplay sabe o quão legal é se vestir e agir como o seu personagem favorito. Porém, mesmo gostando muito de um personagem, é comum as pessoas venderem ou doarem seus cosplays, seja porque as medidas mudaram, porque já fez uma versão melhorada ou simplesmente porque é necessário liberar espaço no armário. Normalmente, esse processo de vendo se dá por anúncios na internet, mas nem sempre é fácil fazer isso: ocorrem problemas de contato, entrega, segurança e até mesmo de encontrar compradores.

Pensando nisso, criamos o evento Bazar Central Cosplay. Um espaço onde qualquer fã do cosplay poderia expor e vender não só suas fantasias antigas, mas também outros acessórios e itens relacionados, como por exemplo quadrinhos, jogos, figuras de ação, etc. Centralizando todas essas pessoas com o mesmo interesse, em um único lugar, ao mesmo tempo, podíamos ajudar a resolver um problema da comunidade. Além disso, o evento também incentiva novos adeptos ao meio cosplay, que podem vivenciar essa experiência tendo pouco trabalho e investindo um valor menor e mais acessível.

Sendo bienal, o evento já teve três edições realizadas com sucesso (2012, 2014, 2016). A próxima está prevista para 2018, sem ainda uma data definida. Acompanhe nosso site redes sociais para novidades!

Cine Cosplay

No Brasil, o hobby Cosplay se popularizou bastante por conta do boom que o país viveu com os animes no início dos anos 2000. Porém, os adeptos desse hobby frequentemente “flertam” com um outro universo bem popular no mundo inteiro: o do cinema! Por isso, em 2011 realizamos parceria com o Daiblog (um blog da época, dedicado a informações da sétima arte) e com a loja FNAC do ParkShopping (Brasília/DF) para promover um concurso cosplay diferente de tudo já feito na cidade, temático para personagens de filmes: o Concurso Daiblog Cosplay em Cena, que teve duas edições e agradou bastante não só o público de costume, mas também atraiu olhares de quem nunca tinha ouvido falar de cosplay.

Depois de um tempo em hiatus, o blog parceiro retornou com um novo nome: Cine61 – Cinema Fora do Comum. Com isso, decidimos retomar a parceria e promover uma terceira edição do concurso, mas dessa vez um pouco maior, tendo mais atividades e atrações, e também com um novo nome: CINE COSPLAY!

Ocorrido em 15 de julho de 2017, essa edição se tornou histórica. Conseguimos exibir conteúdos inéditos de próximos lançamentos do cinema para o público, tivemos um show temático com o grupo Museek que emocionou e alegrou a todos, enquanto que no concurso tivemos mais que o dobro de participantes das edições anteriores. Um sucesso, o evento reuniu um público aproximado de 200 pessoas durante toda sua programação.

A quarta edição já está confirmada para o segundo semestre de 2018. Mais informações em breve.