A Central Cosplay surgiu em agosto de 2009, com um grupo de amigos que buscava organizar concursos de cosplay em Brasília. O nascimento efetivo do grupo foi em 17 de outubro de 2009, no evento Otacon, sob comando de Juliana Rabelo, nossa criadora e fundadora. Em 2010, a Angélica Pires assumiu a liderança dessa família e criou o método Central Cosplay de qualidade de trabalho, o que possibilitou em 2012 a produção do Bazar Central Cosplay, o primeiro evento próprio da Central Cosplay.

Com uma comunidade fortalecida na região e os nossos famosos picnics cosplay atraindo mais e novos participantes, no final de 2012 a Daniela Mamede assumiu como coordenadora, e seu trabalho foi responsável por nos levar para grandes eventos da cidade e fortalecer nosso nome na comunidade local, tornando a Central Cosplay referência no que diz respeito ao tema cosplay. Em 2014, foi a vez de Gustavo Almeida tocar a liderança do grupo, tomando pra si a responsabilidade de resgatar o Bazar Central Cosplay, que ganhou sua segunda edição nesse mesmo ano.

Por questões internas, houve um hiatus durante o ano de 2015 para o grupo se reestruturar. No entanto, em 2016 retomamos as atividades com força total, iniciando o ano com a terceira edição do Bazar Central Cosplay e logo na sequência organizando, em parceria com o evento Jam Nerd Festival, um dos maiores concursos da cidade em termos de premiação e complexidade. Firmamos parceria com o portal Way to Hero, contribuindo com eles para criação de vídeos temáticos em seu canal no YouTube e ensaios cosplay mensais para seu site.

Com toda repercussão em virtude dessas ações e percebendo o desejo do público por ter mais eventos com formato de encontro de fãs na cidade, decidimos apostar na produção de eventos próprios – com a experiência adquiridas em três edições do Bazar, queríamos expandir e abrigar os gêneros otaku e geek como um todo. O projeto X1 nasceu nesse momento, o objetivo era ter edições regulares ao longo do período de um ano, sendo quatro eventos, cada um com tema de uma estação do ano diferente. Iniciamos na primavera, em outubro de 2016, com o X1 Haru.

Ainda na liderança de Gustavo Almeida, nesse ano de 2017 tivemos o reforço de uma segunda pessoa para a coordenação, Laís de Oliveira. Os dois, juntamento com toda nossa equipe, seguem apresentando um trabalho profissional e cada vez mais completo, mantendo a essência idealizada há quase dez anos atrás: difundir as culturas cosplay, anime e geek em geral pelo Distrito Federal.